P3-PRO‎ > ‎

Manual

Ao receber sua mesa embalada através da transportadora, primeiro verifique a integridade da embalagem.

Notando qualquer avaria, tire fotos, anote tudo na NF e peça para o transportador assinar tomando ciência do acontecido.

Se houver uma avaria notável na embalagem/mesa você tem o direito de se recusar a receber por esse motivo, avise-nos IMEDIATAMENTE.

A embalagem da sua mesa deverá ser igual a da foto abaixo:

(FOTO1 - posição de transporte)

Note que está bem explícito que deve ser mantida nessa posição todo o tempo e nenhum objeto deve ser apoiado no topo dela.

Na parte debaixo da embalagem tem 4 calços de MDF que é onde a embalagem deve estar apoiada todo o tempo durante o transporte e/ou armazenamento.

Quando o transportador retirar do caminhão, ela pode ser CARREGADA apenas  manualmente e em qualquer posição que facilite seu carregamento por portas, elevadores, escadas e etc.

O volume  pode ser apoiado no chão também em qualquer posição, desde que seja feito devagar com bastante cuidado e deve haver algum tipo de acolchoamento sempre que possível (um tapete de porta, um cobertor velho, etc). Na foto abaixo estamos utilizando um EVA.

(FOTO2 - Em pé)


Quando ela for deixada no local onde deverá ser desembalada, ou na hora que for desembalar, se deixá-la de cabeça para baixo (FOTO3), irá facilitar bem todo o processo de montagem, mas também pode ser iniciado na POSIÇÃO DE TRANSPORTE (FOTO 1)

(FOTO3 - desembalando)

Inicie cortando os fitilhos e depois removendo as 3 camadas de papelão da parte de cima quando em posição de transporte (FOTO1).

Se estiver como na FOTO3, corte o fitilho e em seguida usando uma parafusadeira ou uma chave Philips (PH2) desaparafuse e remova os 4 calços da parte debaixo da embalagem que nesse caso deverão estar voltados para cima.

(FOTO4 - Calços de transporte)

Depois remova todo o papelão para ter acesso a todo o conteúdo da mesa, pés, ferros, bonecos, e acessórios se houver.
Todo o conteúdo da mesa deverá estar nessa parte de dentro, remova e deixe do lado de fora, mas mantenha ela ainda nessa posição.

O próximo passo será remover o 4 pedaços quadrados (10x 10cm)  de MDF que estão aparafusados nas laterais internas da mesa (veja dentro do círculo vermelho) que são onde estavam fixados os calços de transporte, eles estão exatamente onde serão encaixados os pés, ou seja, sem remover essas 4 peças, não será possível montar os pés da mesa.


Próximo passo depois de ter removido todo o conteúdo de dentro da mesa é montar os pés conforme a numeração de cada um.

Mantenha a mesa de cabeça para baixo para montar os pés, encaixe-os no lugar correspondente, coloque os parafusos e rosqueie com a mão inicialmente, não utilize a ferramenta caso estejam um pouco duros de apertar. Certifique-se que estão aparafusando livremente e utilize a chave de boca n-14 para dar apenas o aperto final.

Caso precise utilizar a ferramenta, que seja bem leve ou  com muita pouca força (apenas o que não consegue aparafusar com a mão, mas não force), coloque a mão por dentro do pé, encostando na porca-garra e garanta que a mesma não gira junto, se girar, você terá um problema muito difícil de resolver. Pare imediatamente, solte o parafuso e comece novamente até encontrar a posição que ele rosqueia mais facilmente, ás vezes ele entra um pouco torto e apenas isso dificulta seu aperto.

OBS: Se algum dos parafusos dos pés estiver duro para entrar, movimente os pés, procure o encaixe dos buracos da forma correta, não force com a ferramenta, pois isso poderá causar uma sobrecarga na porca-garra presa no pé se entrar torto e depois poderá se tornar impossível remover ou aparafusar adequadamente.

Lembre-se tem que conseguir aparafusar praticamente tudo com a mão mesmo. Isso foi testado na fábrica antes de ser despachado.
Na dúvida, teste aparafusar por dentro do pé, testando pelo lado da porca-garra, se entrar por ali facilmente está comprovado que é erro de alinhamento, tente novamente até conseguir. 

Normalmente essa é uma operação muito simples, mas por falta de prática, uma pessoa pode ter dificuldades, por isso tantos detalhes e explicação.

Uma vez que tudo tenha sido removido da parte interna da mesa, e os 4 pés instalados e devidamente aparafusados e apertados com a chave, é hora de levantar a mesa. Isso pode ser feito levantando por uma das extremidades e não há problema algum jogar todo o peso dela sobre um dos pés para essa finalidade, ela suporta tranquilamente o peso. Apenas tenha certeza que tem espaço suficiente para "girar" a mesa dentro do local dessa forma. Ou então em 2 pessoas, podem pegar a mesa e girar em seu próprio eixo e coloca-la em pé.

Coloque os ferros na disposição  1 - 2 - 5 - 3 de cada lado da mesa, na dúvida olhe a foto  e  copie o padrão.


Algumas mesas podem ser entregues com amortecedores soltos (foto acima) ou com o amortecedor TRIPLO, se for com os SOLTOS, utilize 3 unidades em cada lado.
Os amortecedores devem ficar entre a lateral interna da mesa e o último boneco do ferro, no caso do goleiro, ele fica entre a mesa e a PARADA.

PARADA = LIMITADOR do Goleiro (normalmente eles vão montados na barra do goleiro para não confundir com a barra de ataque que também tem 3 furos)

A "PARADA" pode ser de metal ou de plástico dependendo do modelo da mesa. 
Não há arruelas ou molas nas mesas P3, são apenas os BONECOS e os AMORTECEDORES em cada barra, além das PARADAS nos GOLEIROS, lembrando que apenas nos GOLEIROS é que são colocadas as PARADAS.

Os Goleiros propositalmente "ultrapassam" a pequena área de defesa, ou seja, eles "passam", vão além das traves e assim tem mais espaço para defender bolas quem vem em diagonal pelas paredes, esse é o formado OFICIAL, mas algumas pessoas preferem o goleiro com menos curso, ficando com seu curso limitado na direção na  das traves, e nesse caso, poderá utilizar 6 amortecedores em cada lado do goleiro ou utilize os amortecedores TRIPLOS (sobressalentes) enviados junto com a mesa. Sendo 2 a mais de cada lado de cada goleiro. 

OBS: As mesas são envidas com amortecedores sobressalentes que podem ser utilizados como limitadores adicionais dos goleiros, tanto os SOLTOS quando os TRIPLOS.

MONTANDO OS BONECOS NAS BARRAS
Essa deveria ser é uma operação muito simples, mas em mesas profissionais os bonecos precisam ser bem firmes e apertados, e devido a isso é necessário algumas dicas para evitar dor de cabeça na hora dessa montagem, são elas:

1 - Lubrifique a ponta do ferro com um pouco do silicone enviado.

Espalhe com o dedo pela ponta do ferro, isso irá facilitar a entrada dos bonecos nos ferros.

Se ainda assim estiver difícil de colocar os bonecos utilize um martelo de borracha para ajudar e entrar no começo de cada barra.

Continue batendo com o martelo o quanto for necessário, para levar o boneco até a posição dele junto ao furo no ferro, agora poderá bater na "perna" do boneco, ele aguenta, mas utilize martelo de borracha para não danificar o boneco.

Depois procure o alinhamento do furo de cada boneco com o furo correspondente da barra antes de colocar cada parafuso.

Utilize a chave allen enviada para ajudar nesse alinhamento se necessário.

Confirme que a chave atravessa o boneco livremente, ela ajuda no alinhamento, remova a chave allen para colocar o parafuso, repita esse processo em cada boneco.

Agora pegue um martelo pequeno e bata no parafuso gentilmente para facilitar a entrada do parafuso no boneco ou...
utilize a chave allen inclusa para aparafusar desde o inicio e instalar o parafuso no peito do boneco até o ponto indicado na próxima foto, não aperte até o fim.

... não coloque o parafuso até o final ainda, apenas até ficar como na foto abaixo:

Agora vire o boneco, olhe nas costa dele e veja que o parafuso não deve ter saído do outro lado ainda, deve estar faceado com a cavidade da porca,e também deve estar bem alinhado com o furo.
Se não estiver,  será mais difícil conseguir aparafusá-lo na porca, busque o alinhamento perfeito movimentando um pouco se necessário.

Agora é hora de instalar a porca nas costas do boneco, também com o martelo, caso o seu boneco não tenha sido enviado já com a porca instalada nas costas, o que é o mais comum quando a mesa é pré-montada para testes, pois não soltamos as porcas para facilitar esse processo na sua hora de fazer a montagem final no seu local.

Caso sua mesa não tenha sido despachada com a porca instalada no boneco, ela não vai entrar forçando com a mão, apenas conseguirá colocar como na foto acima, utilizando o martelinho para encaixar no lugar, batendo levemente, para que ela entre com pressão nas costas do boneco.

Deverá ficar assim:

Hora de virar de frente novamente para aparafusar até o fim com a chave allen.

Mantenha um dedo nas costas do boneco segurando a porca, apenas para garantir que ela não está saindo ao apertar o parafuso, se sair, precisará desaparafusar e procurar alinhar tudo novamente.

Conferindo que o parafuso não está "empurrando" a porca para fora, se estiver não force, não irá adiantar, você provavelmente não irá conseguir encaixar na força, e ficará frustrado.

Será necessário realinhar o boneco na barra e reiniciar o processo, ou simplesmente não dará certo, tenha um pouco de paciência e refaça o processo buscando o alinhamento, é raro acontecer, e quando acontece é em apenas 1 boneco ou outro, normalmente um pouco de atenção e paciência resolvem rápido e o resultado fica excelente para sempre.

Se o parafuso entrar direitinho na porquinha, o resultado deve ser como nas duas fotos abaixo:

Ambos parafuso e porca devem ficar "enterrados" no peito e costas do boneco.

Quando devidamente aparafusado, o boneco deve deixar uma sensação de estar SOLDADO na barra, sem nenhuma folga.
Isso é o que garante o TIC TAC e resposta rápida de bola, ou então a bola ficará XOXA e não responderá como deve.

Caso ao apertar o parafuso, ele EMPURRE, a porquinha, movimente um pouco o boneco para fazer um ajuste, muitas vezes isso resolve.
Por isso postei a sequencia de fotos, onde uma delas mostra o parafuso faceado com a parte onde fica a porca, se ali estiver desalinhado, provavelmente você terá dificuldades na hora de aparafusar. Sei que já foi mencionado, mas essa é a única forma de resolver, pois o boneco, o parafuso e as barras já foram testadas e aprovadas na fábrica, não é defeito, é jeito!

Boa sorte!!!

Caso tenha qualquer problema na hora da montagem ligue para Clayton (13) 997.523.777 para dicas na hora em como resolver outros problemas.














Comments